quinta-feira, setembro 11, 2003

Não quero outro 11 de Setembro

Pacheco Pereira - que eu respeito - tem vindo a exprimir a ideia que a Europa tem a obrigação de se aliar aos EUA na luta contra o terrorismo. E acha que os Europeus não têm tido uma posição mais firme porque ainda não sofreram as consequências de um ataque como sucedeu há precisamente dois anos em Nova York. Para Pacheco Pereira, se um dia um avião deitasse abaixo a torre Eiffel ou se um autocarro em Londres explodisse, então os europeus perceberiam que não há outro caminho para combater o terrorismo que não seja olho por olho dente por dente (esta expressão é minha)

Mas por que carga de água quereriam os terroristas - entenda-se os islâmicos - deitar abaixo a torre Eiffel? Já é mais fácil que queiram explodir um autocarro em Londres, porque o Governo do Sr Blair aliou-se ao Sr Bush para invadir o Iraque .

É evidente que não quero que a Europa "lave as mãos" e diga para o Sr Bush: "Olha... desenrasca" Não é isso: temos que é que encontrar outras formas de o combater, por que a via da força - que não vai verdadeiramente à raíz dos problemas - não acho que seja a via eficaz.
Não pretendo desculpar o terrorismo! Pelo contrário: QUALQUER ACTO TERRORISTA É UM ACTO BÁRBARO E ESTÚPIDO.
Mas foi o Sr Bush que disse: "Se nós formos uma nação arrogante, ver-nos-ão dessa maneira; mas se formos uma nação humílde, respeitar-nos-ão!" (vem hoje no Público num artigo de Joseph S. NYE, deão da Kennedy School of management de Harvard)

NOTA: faço esta referência porque o Vasco Graça Moura - se por acaso lesse esta minha página ia logo direitinho chamar-me "anti-americano primário"

Não quero mais actos terroristas!
Espero que o racionalismo vença no Islão - caramba, tem que haver pessoas razoáveis por lá!
Espero também, que o Sr Bush se vá de vez: O exagero da reacção americana contra o terrorismo (desrespeito total pelos direitos humanos dos prisionairos), o ataque ao Iraque (a mim deu-me a ideia que não convinha dar tempo aos inspectores, não fossem eles acabar por dizer que não havia armas de destruição massiva), o apoio incondicional ao Sr Sharon, tudo isto faz com que haja hoje mais Islamistas e nacionalistas árabes contra os EUA do que antes. Haveria outra maneir de fazer as coisas? Acho que sim. Fica para outra altura.



Sem comentários: