quinta-feira, setembro 25, 2003

Não votei neste Ministro da Defesa

Paulo Portas à Judite de Sousa, quando questionado sobre a situação económica do país e a obcessão pelo défice:
"Sabe que recebemos do governo anterior um país com um défice não de 1%, não de 2%, mas 4%. É a mesma coisa que uma família que ganha 100 e gasta 400 !!! "

Este ministro ou não sabe nada de aritmética, ou é aldrabão e manipulador.
Sr Ministro: a diferença entre 1% e 4 % não é a diferença entre ganhar 100 e gastar 400. Neste caso o défice seria de 300% !
Provavelmente V. Exa está a contar que os seus ouvintes tenham tido todos notas baixas a Matemática e que sejam suficientemente ingénuos para ficarem convencidos. Infelizmente, V. Exa tem razão: há provavelmente muitos compatriotas nossos ingénuos.
Senão fossem ingénuos questionavam-se porque razão o défice real se mantém exactamente à volta dos 4%.
Porque, como V- Exa saberá, são os malabirismos financeiros da Drª Ferreira Leite que fazem com que o défice do ano passado - e o deste ano - estejam abaixo dos 3%.
Mera cosmética.
É certo que as receitas baixaram, por ter baixado a actividade económica. É certo que V. Exas têm procurado cortar nas despesas, mas a passagem dos 4% para 3% tem sido através de vendas de património, de trocas e baldrocas na classificação das despesas e receitas, como é o caso este ano da incorporação dos fundos dos CTT .
Coisa que o PSD, no passado, impediu o Engº Guterres de fazer.
Tenham vergonha na cara Senhores!

Sem comentários: