Apoio às PME é que é! Dizem para aí... !
Estou de acordo, mas é necessário que me expliquem, muito bem explicadinho, como se poderia de facto apoiar a pequena empresa com o objectivo de manter os empregos.
Hipótese 1: Reduzir impostos? Reduzir as prestações para a segurança social? Acabar com o pagamento especial por conta?
Sim, talvez!
Mas não nos esqueçamos que a maioria das empresas recorre sistemáticamente à contabilidade criativa. Portanto tanto dá como deu...
Hipótese 2: Desenvolver as competências em gestão dos empresários? Sim, talvez!
Mas não nos esqueçamos que já houve vários programas de incentivos (PEDIP, SIPIE, SIME, programas de formação-acção tipo GERIR, e... falta-me a paciência para me lembrar de todos) e resultados: népia!
Houve quem aproveitasse é verdade, mas os resultados ficaram muito aquém daquilo que se esperava tendo em conta o dinheiro investido.
De qualquer forma os resultados não aparecem a curto prazo!
Para sobreviver uma PME precisa de clientes! E para isso é necessário: rever estratégias, rever produtos, rever mercados, pensar em internacionalização, rever competências em gestão, rever atitudes dos empresários, rever processos de trabalho, aumentar a produtividade, incentivar parcerias, diminuir custos operacionais, modernizar equipamentos, ...(se quiserem eu continuo...)
Talvez seja possível fazer isto em seis meses. Eu cá não acredito.
sexta-feira, março 27, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário