domingo, julho 05, 2009

A demagogia chama-se apoio às PMEs

Tem vindo o PSD a defender o apoio às pequenas e médias empresas em alternativa aos grandes investimentos públicos.
Que eu saiba nunca vi explicitado como este apoio se deveria concretizar.
Classificação desta Proposta: Demagogia XXL.

O CDS tem sido um pouco mais concreto, defendendo, primeiro, que os pagamentos do IVA sejam feitos no momento do recebimento e não no momento da facturação, e, segundo, que o governo acabe com os pagamentos especiais por conta.
Do ponto de vista das empresas estas medidas podem ter algum significado, mas a eficácia da proposta será sempre limitada a algumas empresas.
É que não há PME que se preze que não tenha uma contabilidade paralela. Para elas a medida seria sempre marginal e o Estado teria um diferimento nos recebimentos, gravoso na situação actual.
Há até muita empresa que pura e simplesmente foge ao IVA, não o pagando a fornecedores e não o recebendo dos Clientes. Portanto a medida para estes vale zero. (Lamento desiludir muita gente, mas a fuga ao fisco diminuiu, está mais difícil, mas não acabou).
Classificação desta Proposta: Demagogia L.

O Governo, não quiz ficar atrás e agora propõe um programa para apoio à internacionalização. Não sei o que está concretamente previsto, até pode ser uma proposta melhor que as outras, mas eu preferia que não tivesse sido feitas, pois devem estar a preparar-se as criticas do costume: "Foi por o Eng.º Sócrates ser arrogante e teimoso que não deu razão ao PSD, que anda há séculos a clamar pela importância das PMEs para a saída da crise..."
Classificação desta Proposta: Demagogia M.

Sem comentários: