quinta-feira, janeiro 07, 2010

Não há pachorra!

85% dos professores estão classificados com um BOM, logo querem todos chegar ao topo da carreira. Já viram o que aconteceria se todos reinvindicássemos algo de semelhante?
85% dos engenhiros, gestores e equiparados seriam directores gerais, 85% dos politicos seriam primeiro-ministros ou presidentes da república. E 85% dos sindicalizados no sindicato dos professores seriam colegas de Mário Nogueira!
Dir-me-ão que são situações diferentes! São sim senhor, na medida em que os lugares de topo são menos em quantidade mas onde a responsabilidade é maior e, descontando casos em que se aplica o principio de Peters, o valor acrescentado pela acção dos profissionais à organização é muito maior.
Agora expliquem-me muito devagarinho para ver se eu percebo: no topo da carreira um professor ensina mesmo melhor física aos meninos que um professor no início da carreira?

2 comentários:

Eurico Moura disse...

A minha questão é: 85% dos professores são bons???

oscar carvalho disse...

Caro amigo, é estatisticamente impossível haver 85% de profissionais excepcionais seja em que actividade for. Por isso se adopta em muitos casos um sistema de quotas. Não é o melhor sistema, mas visa impedir que as chefias façam aquilo que é mais cómodo: classificar todos os colaboradores como bons!
Mas, temo que haja cedências...e confesso que não foi para fazer cedências aos lobis existentes que votei no PS...