domingo, junho 13, 2010

Jornalismo Pimba (1)

O Presidente aconselhou os portugueses a fazerem férias em Portugal. O Ministro da Economia resolve comentar e diz esperar que as palavras do Presidente não sejam ouvidas fora de Portugal porque nós precisamos que os estrangeiros nos visitem.
A jornalista confronta o Presidente com a contradição (?) entre as duas afirmações
Cavaco, com aquele doutoral que costuma pôr quando debita banalidades, insiste: “Eu sei do que falo! Eu conheço os números! Idas ao estrangeiro são importações!”
Em primeiro lugar, confesso não vislumbrar qualquer contradição entre as palavras de um e de outro. Até porque Vieira da Silva acrescentou que graças ao programa faça férias cá dentro, no último ano o turismo interno tinha crescido.
Em segundo lugar, não percebo porque carga de água todos os membros do governo têm que estar de acordo com as palavras do Sr. Presidente. Sempre ouvi dizer que em trabalho de grupo a unanimidade deve ser evitada e que, se duas pessoas têm sempre a mesma opinião, uma delas está a mais!
A cena é repetida hoje no Expresso: Escandaliza-se Costa por Cavaco ter dito que a situação do País é insustentável e Sócrates dizer que a situação é difícil. Francamente não vislumbro a gravidade da contradição.
Este empolamento da coisa miudinha, dá-me cabo dos nervos!
É um Jornalismo de trazer por casa, é um jornalismo pimba para as massas consumirem sem necessitarem de puxar muito pelos neurónios, é um jornalismo de areia para os olhos.

Sem comentários: